quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pré-projeto - Parte 7

Olá pessoal

Após o feriado do carnaval, volto a postar para poder terminar o assunto Pré-projeto.

Agora precisamos falar da metodologia, que é muito complexa visto que existem inúmeros métodos de pesquisa e devemos analisar qual é o melhor método para a pesquisa que vamos fazer.

A primeira coisa que devemos pensar é: vou fazer pesquisa de campo ou apenas teórica? Esta é a primeira escolha para poder verificar o método a ser escolhido.

Se a escolha for para a pesquisa de campo, deve-se escolher o método. Para escolher o método, é preciso verificar: onde será feita? numa empresa? num setor específico da empresa? o que exatamente preciso descobrir? como poderei descobrir tal coisa? é melhor aplicar questionários para as amostras escolhidas? quem serão estas amostras e porque suas respostas podem ser importantes para minha pesquisa? É melhor que o questionário seja com perguntas fechadas (apenas colocando x nas opções) ou abertas (onde os pesquisados possam exprimir suas opiniões à vontade)? O questionário será impresso e deixado com os pesquisados durante algum tempo, ou será feita uma entrevista?



Se a escolha for para a pesquisa bibliográfica ou documental, é preciso analisar: vou utilizar somente artigos científicos de sites acadêmicos? ou também livros, revistas especializadas? E os sites de Internet, podem ser utilizados como consulta para a pesquisa? Qual o período de edição escolhidos? de 2000 a 2013? de 2003 a 2013? de 2007 a 2013? Existe material publicado suficiente para o estudo? Apenas com pesquisa bibliográfica é suficiente para alcançar o objetivo proposto e responder a pergunta problema? Ou é necessário fazer uma pesquisa documental, dentro da empresa ou escola (ou o local a ser pesquisado se for preciso) para que se alcance este objetivo? Existe a possibilidade da empresa aceitar uma pesquisa em seus documentos ou os dados estão abertos no site da empresa?

Após a escolha do método, é preciso verificar como será a análise. Será quantitativa ou qualitativa. Isto quer dizer que a quantitativa será usada se a pesquisa for de campo, porque pode ser feita uma contagem percentual das respostas. Já a pesquisa qualitativa é mais usual para a pesquisa bibliográfica.


Existem inúmeras pesquisas e cada uma tem uma função; deve-se estudar cada uma delas para verificar qual melhor se adapta a sua opção de estudo. Pesquisas exploratórias, descritivas, geralmente são usadas para pesquisa bibliográfica. Mas existem muitas outras que são mais indicadas para diversos tipos de pesquisa de campo, por exemplo.

Não posso me aprofundar demasiadamente neste post sobre metodologia, porque é muito extenso este assunto, e a melhor pessoa para ensinar metodologia é a própria professora desta matéria. Qualquer dúvida entre em contato com sua professora, tire informações sobre qual o melhor método para seu caso.

Espero ter ajudado de alguma forma. Maiores informações de como podemos auxilia-lo, entre no site www.monografiaurgente.com e veja que temos muitas formas de um auxilio mais efetivo.

Um grande abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário: