segunda-feira, 8 de abril de 2013

Artigo Científico

Olá pessoal

Hoje gostaria de abordar o artigo científico e o paper. São trabalhos muito parecidos.


O paper, ou posicion paper, é um pequeno artigo científico, de no máximo 5 paginas, sobre um posicionamento pessoal sobre um tema pré-determinado. Ele deve ser elaborado da mesma forma que um artigo científico, ou seja, deve-se abordar um tema pouco estudado ou se aprofundar um pouco mais em algum tema que já tenha sido estudado. O paper geralmente tem espaçamento simples.



O artigo científico deve ter as seguintes partes: resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

Estes dois tipos de trabalhos são comuns nas áreas de saude. 

Na área de saude as partes do artigo científico são: resumo, abstract, introdução (onde se coloca também a revisão de literatura), materiais e métodos, discussão dos resultados, conclusão e referências bibliográficas.

Geralmente, tanto o paper quanto o artigo científico utilizam "apenas" artigos científicos publicados em bases de dados confiáveis, como Scielo, Bireme, etc. E alguns devem utilizar apenas artigos em inglês. Isto porque um paper e um artigo científico deve ser totalmente confiável pois usará fontes de estudiosos renomados e consagrados pela área acadêmica.

Todas as referências usadas devem ser enviadas ao professor, para que este analise e veja se realmente são fontes confiáveis e se enquadram dentro do que está sendo proposto.

Geralmente, o professor pede um resumo para cada artigo utilizado.

Por enquanto é só! Espero ter auxiliado vocês!
Um grande abraço!!

Nenhum comentário: