sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pesquisar

Olá pessoal

Quando o aluno chega ao final do curso de graduação, ou mesmo, quando está fazendo uma pós ou querendo se candidatar ao mestrado...precisa fazer um trabalho acadêmico para mostrar seus conhecimentos.


Entretanto, grande parte dos alunos não tem tempo ou conhecimentos suficientes sobre como começar um trabalho acadêmico ou como fazer uma pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo.

Pesquisar é um ato que precisa de tempo. Principalmente, de paciência. Não é fácil pesquisar um assunto. É massante.

A Internet é o local mais indicado, pois atualmente todo mundo publica tudo na net. Qualquer assunto é possível se encontrar publicado, até mesmo informações empresariais e públicas, pois as empresas, em sua grande maioria, publica as informações contábeis de suas gestões, assim como a gestão pública, para demonstrar transparência na gestão.

Com isso, pesquisar na Internet é comum e facilita muito o trabalho do pesquisador!



Existem muitos sites que não são compatíveis com uma pesquisa acadêmica, pois como eu disse acima, todo mundo publica tudo na net.

Deve-se procurar sites acadêmicos, publicações de banco de dados como Scielo, Bireme e outros da mesma categoria.


Revistas especializadas de cada área também são importantes para serem pesquisados. 

E os estudos de caso podem ser feitos através de pesquisa nas empresas públicas e privadas, que publicam suas informações.

A pesquisa de campo deve ser feita no próprio local a ser pesquisado, como escola, empresa, etc. Entretanto, a Net também pode ajudar com isso, pois muitas pesquisas de campo podem ser feitas através de questionário aplicado por e-mail ou pelas redes sociais. É válido também, e deve ser explicado no trabalho acadêmico como foi feita a pesquisa, para ter validade acadêmica.

Espero ter ajudado com estas informações.

Maiores explicações, entre em contato pelo site www.monografiaurgente.com 

Um comentário:

Ricardo disse...

Na área de administração, finanças e direito, há temas importantes como juros compostos e anatocismo. Eu sugiro que veja www.amazon.com.br/dp/B00CR0GZ6O.
É um tema que, seguramente, poderá encontrar apoio em publicações especializadas.
Boa sorte!
Prof. Ricardo Viana, MSc