quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Escolha do Orientador

Olá pessoal

Muitas pessoas estão iniciando o TCC este ano e não sabem por onde começar.

Primeiramente é preciso escolher o orientador, a área em que ele atua, e, com isso, o tema do seu TCC.

Esta escolha é a principal decisão do TCC. Com ela é que se inicia o futuro do TCC e, se a escolha for feita de forma errada, haverá perda de tempo, estresse e desinteresse ao se fazer nova escolha.

Após escolher o professor e este aceitar ser seu orientador, é iniciado o período da discussão da escolha do tema e a abordagem de pesquisa a ser utilizado.

Porém, amigos, é preciso ter muito cuidado com as possíveis sugestões que estes orientadores apresentarem, pois eles apresentam algo que eles próprios se interessam, que eles tem em mente, e não propriamente que o aluno precisa ou deseja. Muitas vezes, estes orientadores acabam fornecendo um montante de informações que nem sempre são necessárias para o início do trabalho, deixando o aluno confuso e desmotivado.

Por isso, o aluno é que deve decidir sempre o que quer pesquisar, sobre o que deseja escrever, e tentar convencer o orientador da sua ideia e como ela é mais indicada para aquele trabalho. Assim, é importante ter um relacionamento de amizade com o orientador, mas também prezar pelo acompanhamento de qualidade que este prestar, pois ele deve ser compreensivo e capaz de auxiliar o aluno da melhor forma possível, dando atenção quando for requisitado.

O tema deve ser escolhido em relação à sua formação, mas também que você tenha interesse de investigar. Além disso, é preciso verificar se há bibliografia suficiente sobre o tema escolhido, se você já tem algum conhecimento sobre o tema, se o orientador tem conhecimento sobre isso e se poderá auxiliá-lo, se você conseguirá defender este tema perante a banca com facilidade, etc.

Enfim, não fique afobado, mas parta do princípio que tudo tem um início, meio e fim. Portanto, passo a passo e se chega no final, com qualidade.

Um abraço e boa pesquisa!

Se tiver dúvidas, não hesite em nos procurar. Nosso site é www.monografiaurgente.com  

Nenhum comentário: