quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pré-projeto - Parte 6

Olá pessoal

Voltando ao assunto pré-projeto novamente....temos que terminá-lo não é mesmo?

Um pré-projeto tem, em sua grande maioria, os seguintes tópicos: tema, delimitação do tema, problema, hipóteses, objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, referencial teórico, metodologia e referências bibliográficas. Tirando uma ou outra exceção, a grande maioria das universidades seguem este modelo de pré-projeto.




O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, pode ser o pré-projeto. Mas também pode ser um artigo científico, ou uma monografia, ou um TCC pode ser feito por mais de um aluno tendo um estudo de caso ou pesquisa de campo. Enfim, depende de cada universidade o tipo de TCC exigido. Também pode ser mais de um TCC. Ou um conjunto de três, por exemplo.





Bom, mas voltando ao pré-projeto. Falamos em praticamente todos os tópicos. Agora faltam o referencial teórico, a metodologia e as referências bibliográficas.
O referencial teórico, como o próprio nome diz, é a teoria que se usará como referência para a pesquisa, para o estudo. Você poderá explicar cada autor, cada obra que utilizará, ou poderá expor de forma prática uma parte da fundamentação teórica que apresentará na monografia, mostrando alguns autores e mostrando também alguns tópicos que abordam o tema escolhido.
No caso da área de fonoaudiologia, por exemplo, vamos dizer que o tema seja sobre a voz do idoso. No referencial teórico, então, abordaríamos de forma rápida e efetiva, alguns tópicos que mostrem como será abordado este tema na fundamentação teórica.




Por exemplo: pode-se falar sobre os estudos das mudanças da voz com a idade; sobre os estudos das mudanças fisiológicas no organismo humano com o passar da idade; sobre os estudos das estruturas da laringe e o que é necessário para produzir o som; sobre estudos das emoções e como elas interferem na voz humana; etc. etc.
Tudo isso são exemplos de tópicos a serem mostrados no referencial teórico.

Espero que estas informações tenham auxiliado em alguma coisa. Maiores informações enviem seus comentários pelo blog ou entrem no site www.monografiaurgente.com e vejam formas diferenciadas para uma ajuda mais efetiva.

Um grande abraço!


Nenhum comentário: